9 de ago de 2016

Jogo da Integração (alunos)

CEC substitui aulas inaugurais dos cursos técnicos por jogo Com uso de um tabuleiro, estudantes compreendem metodologia e Manual do Aluno de forma lúdica. Publicação na Intranet: 15/4/2013 Atualizado em: 23/4/2013
Em grupos, estudantes competem em busca da maior pontuação Este ano, as aulas inaugurais dos cursos técnicos do Senac Santa Cecília (CEC) ganharam um novo formato com a introdução de uma atividade participativa. A mudança busca facilitar a absorção das informações e dinamizar a prática. Antes, os responsáveis pelos setores se apresentavam e falavam sobre os serviços oferecidos. Em seguida, o técnico da área e um profissional da secretaria escolar descreviam os procedimentos. Mas a equipe de CEC concluiu que o formato estava cansativo para os estudantes. Então, criou-se o Jogo da Integração. A ideia da mudança foi do técnico supervisor educacional Mauro Vieira. "Surgiu da minha observação da atividade. Também ouvi colegas comentando que os alunos recebiam muita informação de uma vez e que, talvez por isso, alguns resultados não eram atingidos", explica. O jogo A novidade é um jogo de perguntas e respostas que usa um tabuleiro, o Manual do Aluno e slides sobre o curso. Os estudantes são separados em grupos que competem buscando a maior pontuação. Ao final, o jogo fornece subsídios para a apresentação da metodologia de ensino. A atividade exige um espaço amplo, pois o tabuleiro não cabe em uma sala de aula. Por isso, a unidade adequou a agenda de uso do auditório para viabilizar a realização do jogo. O material foi criado pelo próprio Mauro, que convidou docentes e outros funcionários para um teste. Nove pessoas participaram identificando problemas e melhorias. E aprovaram a iniciativa. Desde o início do ano a unidade já realizou três edições do jogo para 74 estudantes, no total. Segundo o técnico, os alunos aprovaram a atividade por ser uma forma descontraída de aprender e de promover a integração. CEC deve continuar aplicando o jogo, inclusive com a equipe técnica. "Vários procedimentos do dia a dia de trabalho podem ser abordados na atividade", conclui Mauro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial